GOVERNANÇA CORPORATIVA É TEMA DO WORKSHOP INTEGRIDADE EM FOCO

Nesta terça-feira (20), especialistas, gestores e servidores públicos com o objetivo de fortalecer a cultura de ética e transparência nas práticas institucionais se reuniram em Brasília.
O auditório do Ministério dos Transportes (MT), localizado na Esplanada dos Ministérios, foi o cenário de um importante workshop sobre governança corporativa, com foco em integridade e compliance.
O presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR), Danniel Zveiter, participou do Bloco 3 do workshop, focado em governança corporativa. Zveiter destacou que a iniciativa contribui para o fortalecimento da cultura de integridade e compliance, estimulando padrões éticos, estimulando padrões éticos, legais e legítimos.
“A gente tem que adotar a integridade na nossa governança, e a ANEOR vem adotando desde 2017. O pontapé para isso foi revisarmos o nosso estatuto e adotarmos uma nova governança, adequada à modulação da legislação administrativa, especialmente no que concerne à relação entre público e privado, especificamente na execução das obras de infraestrutura de transportes", afirmou Zveiter durante o painel "Governança Corporativa: Integridade e Compliance".
No primeiro dia do evento, foram discutidas as melhores práticas e políticas de transparência com o objetivo de prevenir irregularidades e promover uma gestão pública mais responsável e eficiente.
Palestrantes renomados abordaram temas cruciais como, por exemplo, a implementação de programas de compliance, a importância de canais de denúncia e a criação de uma cultura organizacional que valorize a ética. Além disso, foram apresentados cases de sucesso de órgãos públicos que adotaram medidas robustas de governança e que, como resultado, têm colhido benefícios em termos de credibilidade e eficiência.
Para muitos participantes, o workshop foi uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e adquirir novos conhecimentos, reforçando o compromisso do Ministério dos Transportes com a transparência e a responsabilidade pública.
"Eventos como este são essenciais para disseminar a cultura de integridade e assegurar que as práticas de compliance estejam cada vez mais enraizadas em todas as esferas da administração pública", afirmou um dos participantes do evento.
Estiveram presentes o ministro dos Transportes (MT), Renan Filho, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, ministra do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Deeck, ministro da Controladoria-geral da União (CGU), Vinícius Marques, entre outros.
