27/05/2019 - 20:51:00

Mais produtividade: porto flutuante pode ser solução para reduzir custos

Mais produtividade: porto flutuante pode ser solução para reduzir custos

 setor de transporte vem, ao longo dos anos, buscando novas soluções para antigos problemas, vislumbrando sempre um horizonte com menor custo, maior produtividade e processos mais seguros e sustentáveis. Ao seguir esses caminhos, o ITL (Instituto de Transporte e Logística) e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), oferecem ferramentas para a construção de um novo setor de transporte para o país.

Um desses exemplos já está sendo colocado em prática na região Norte. Um grupo de gestores do transporte apresentou um projeto sobre a viabilidade de implantação de um floating crane (porto flutuante) como solução para a redução de custos no escoamento de grãos no corredor norte, na Amazônia.

Com previsão de US$ 15 milhões em investimentos até julho de 2019, o projeto nasceu da necessidade de evitar perdas no momento de descarregar as embarcações e levar o produto para os silos que ficam em terra, destaca Eduardo Lobato, um dos idealizadores do projeto.
O projeto, criado em sala de aula, está sendo executado pela Mega Logística Serviços Portuários para atender à solicitação de um cliente para exportação de grãos pelo Arco Norte. Por isso, além dos estudos técnicos, foi realizado um trabalho de regularização para obtenção de todas as licenças necessárias à operação, pois é a primeira vez que acontece um transbordo de grãos de barcaças para navios fundeados no Porto de Vila do Conde (PA).

 

Fonte: CNT