29/10/2020 - 10:44:00

MINISTRO DIZ QUE GOVERNO JÁ TRABALHA EM INVESTIMENTOS PARA A MALHA SUL DE FERROVIAS

MINISTRO DIZ QUE GOVERNO JÁ TRABALHA EM INVESTIMENTOS PARA A MALHA SUL DE FERROVIAS

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o governo já está trabalhando no projeto de requalificação da Malha Sul de Ferrovias. O trecho ferroviário está concedido para a Rumo, que apresentou proposta de renovação antecipada em troca de investimentos. Essa renovação ainda não foi qualificada pelo PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Segundo ele, a intenção é requalificar trechos dessa malha ferroviária que passam pelos três estados do Sul do país e conectá-la em Sumaré (SP) com outras malhas ferroviárias, integrando inclusive com a Ferrovia Norte-Sul. Essa ferrovia, em bitola métrica, tem hoje um percentual significativo de seus 6,5 mil quilômetros abandonados ou subutilizados.

Freitas fez o anúncio na última segunda-feira (26), ao participar da cerimônia de homologação do Calado do Porto de Rio Grande (RS) ao lado do governador do estado, Eduardo Leite. O novo calado do porto foi homologado em 15 metros.

A homologação do calado acontece após dois anos de dragagem e de investimento federal de quase R$ 500 milhões. Com a conclusão da remoção de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal de acesso, o principal porto gaúcho poderá receber navios de maior porte e com maior capacidade do que os limites atuais.

Empresa pública nos portos
Além da homologação do calado, o governador anunciou que até o ano que vem licitará uma dragagem de manutenção para o porto, evitando o assoreamento do canal. E também que as autarquias que hoje cuidam dos portos gaúchos serão transformadas em empresas públicas.

Outro pedido do governo gaúcho foi para que o governo federal renove o convênio de delegação dos portos do estado, que vence em 2022. Para o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, o governo federal não tem opção melhor e o processo de renovação está encaminhado. Segundo ele, a ideia é ter mais portos de grande porte no país.

"É importantíssimo que a gente tenha portos com porte, com condições, inclusive de serem grandes concentradores de carga. E por que não considerar o Porto de Rio Grande como um porto concentrador da região Sul do país, inclusive do Mercosul?", completou.

Aeroporto
Pela manhã, a comitiva do ministério também vistoriou as obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), onde a pista será estendida em 920 metros, para chegar a 3,2 quilômetros. A ampliação vai favorecer o transporte de mercadorias. Já foram concluídos 82% das obras.

O ministro e os secretários vistoriaram as obras da Ponte do Guaíba, que segundo Freitas serão entregues em cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro. Quando concluída, a ponte ampliará a interligação da Região Metropolitana de Porto Alegre com o sul do estado. A execução da obra é de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e está orçada em R$ 820 milhões.